domingo, 30 de setembro de 2012

Terço e Grupo de Oração

Nas terças-feiras temos o Terço às 19 h e a partir de agora a Comunidade de São Pedro conta com o grupo de oração, denominado, "Perseverantes em Cristo". O grupo será coordenado pelo nosso irmão Walace Hércules que foi escolhido pela assembléia. 

Venha participar conosco e coloque-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.

Liturgia Diária

Interessados em fazer a assinatura da Liturgia Diária podem procurar a Dalza Darti (Coordenadora do Dízimo e Tesoureira) até o dia 10 de novembro. O valor da assinatura custa R$ 39,00. Faça já a sua, leia e reflita sobre a palavra e os ensinamentos de Deus.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Missa - Trezena 7º dia



Lembrando a todos os irmãos que amanhã, dia 29/09 às 19 h 30 min teremos missa com o grupo de jovens da paróquia e outras comunidades participando da celebração, esperamos todos!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto Aleteia

Primeira Rede Social Católica lançada em Roma



Foi lançado nesta quinta-feira, 20, em Roma a rede católica mundial ‘Aleteia – Em busca da verdade’, uma página interativa com perguntas e respostas, material audiovisual e documentos sobre a fé católica e a Igreja. A iniciativa vai estar disponível na internet em seis línguas, incluindo o português, e conta com a colaboração de jornalistas e peritos que diariamente apresentarão aos internautas notícias, recursos e respostas às inquietudes dos católicos e de todos aqueles que buscam a verdade.

O nome Aleteia deriva da palavra grega ‘aletheia’ (verdade) e marca a “entrada da nova evangelização no mundo virtual”, afirmou Dom Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização que junto ao Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais auspiciam a iniciativa. A plataforma (site, aplicação, newsletter, web TV) é apresentada como “a primeira comunidade online de perguntas e respostas a propósito da fé, da vida, da sociedade e do ensinamento da Igreja”.

O portal do projeto Aleteia em português pode ser acessado através do link: http://www.aleteia.org/pt/

Para ver e curtir o fanpage de Aleteia no facebook, confira: http://www.facebook.com/AleteiafanpagePT

Para ver o vídeo (em inglês) de promoção da iniciativa no youtube, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ciS2_fcjTVE&feature=player_embedded


Fonte: Acidigital

domingo, 16 de setembro de 2012

Cores Litúrgicas - O que significam?


Quando vamos à Igreja, notamos a predominância de uma determinada cor, seja no altar, no tabernáculo, no ambão e até mesmo na estola usada pelo sacerdote. Percebemos também que, a cada semana que passa, essa cor pode variar ou permanecer a mesma. E isso ocorre em todas as igrejas. 

Concluímos então que essas cores carregam consigo um significado, que é válido para todas as igrejas pois obedecem ao mesmo calendário litúrgico. Mas o que elas simbolizam?


Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.










Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Páscoa, no Natal, nas festas do Senhor, de Maria e dos outros santos e santas. Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.




Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas no domingo de Ramos, na Sexta-feira santa, Pentecostes e na festa dos santos mártires.








Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento (pode ser usado, também na liturgia dos falecidos).






Raramente usada nos dias de hoje, simboliza uma breve "pausa" na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento (no 4º domingo da quaresma e no 3º domingo do advento).






Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Missa em nossa comunidade

Celebração da Santa Missa e Batismo


No próximo domingo, dia 16 de setembro às 10 h na Comunidade de São Pedro, em Colinas de Laranjeiras, Serra.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AGRADECIMENTO PELAS CARIDADES


Com a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e a intercessão de São Pedro, nós estamos vivendo tempos da Providencia de Deus, por que como é do conhecimento de todos, tivemos algumas eventualidades que não estavam em nosso orçamento mensal, e que fomos obrigados a realizar, como por exemplo: a laje e o piso de concreto de nossa igreja, as salas de catequese e depósito, as janelas, o forro e a divisória da sala da sacristia e santíssimo, colocação das caixas de som fixadas na parede, o altar, entre outras coisas... e por fim estamos terminando de colocar o piso de granito, onde tivemos e temos dificuldades financeiras, mas por outro lado foram feitas campanhas que muito nos ajudaram e a solidariedade de várias pessoas com doações para estes gastos.
Nossa comunidade conta com o dizimo, no qual agradecemos de coração, sendo este suficiente para ir mantendo nossas necessidades diárias: água, luz, livros, CDs, material para limpeza, flores naturais materiais para evangelização, entre outras coisas que sem estas, nossa comunidade não conseguira subsistir. Por isso que sempre estamos promovendo lanches, almoços, festas, campanhas, etc.
Como bem sabemos nossa comunidade, ainda necessita de algumas finalizações, ainda na parte de baixo, por exemplo: pinturas entre outras coisas relacionadas ao acabamento interno e externo. E a comunidade São Pedro, recebeu de algumas pessoas de nossa cidade, que se prontificaram e doaram 90% de todo material que será usado. Há também o custo referente a mão de obra de um profissional ou então de um mutirão para que em breve possamos estar celebrando em um local mais confortável para todos. Quero frisar que estas doações de mão de obra e materiais foram feitas por pessoas como uma verdadeira ajuda sem interesses de vanglorias, nem exaltações narcisistas.
Fica aqui meu registro de muito obrigado, em nome de toda Comunidade São Pedro de Colina de Laranjeiras. Sabemos do esforço que todos fazem em prol de nossa igreja. Deus continue abençoando estas iniciativas de pessoas que amam a Deus e não precisam se exaltar, simplesmente desejam servir a Deus com o que o próprio Senhor concedeu, cada um na sua condição e possibilidade, diante do seu trabalho e da sua vivência de cristão católico. Que São Pedro interceda pela família de todos que estão nos ajudando, seja como for, Deus seja Louvado.
Ainda gostaria de lembrar que fizemos a campanha das JANELAS, da LAJE e a campanha do METRO QUADRADO, pois sem estas iniciativas e doações, não conseguiríamos CHEGAR ATÉ ONDE CHEGAMOS. Deus os abençoe. A comunidade São Pedro agradece e estará sempre rezando para quem a ajuda, seja qual época for, às pessoas sabem quem ajuda a comunidade.
E com a graça de Deus, em breve, iremos colocar o forro e dar continuidade na construção, que o próximo passo será a rampa e a escada, e assim terminar, não sei quando, a nossa tão sonhada igreja de São Pedro, uma conquista da solidariedade de nossa comunidade.
A Comunidade São Pedro, nasceu para ser Luz, é claro sempre para nós cristão católicos, o nome Luz na liturgia, é Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, mas diante dos acontecimentos que vem acompanhando a nossa igreja, a Luz se traduz em caridade.
Nosso Senhor viveu a caridade, e nós estamos recebendo esta caridade de muitos irmãos em nossas necessidades. Por isso, que nossa comunidade não pode deixar de viver a caridade, a solidariedade. Será uma missão constante desta comunidade que não deve de modo algum ser esquecido ou negligenciado pelos que virão depois de nós, servos do Senhor.
À luz da caridade somos Igreja viva, e é nesta realidade que seremos reconhecidos como discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. O pouco partilhado se torna milagre do pão.
PAULO SERGIO BINS (PAULO FEDERAL) Coordenador Geral da Comunidade São Pedro Colina de Laranjeiras — Serra ES

BISPOS REFERENCIAIS TRAÇAM PLANO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE

Metas 2012


Em setembro de 2013, após a realização da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro,  jovens e assessores das diferentes expressões que atuam junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, estarão reunidos em um encontro nacional para traçar um plano de evangelização da juventude no Brasil.
O encontro deverá ser na capital federal, em Brasília. Segundo o presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro, esse evento vai amarrar propostas concretas para dinamizar a pastoral juvenil nas dioceses brasileiras. “A ação evangelizadora da juventude é a grande meta da JMJ em um país. Já estamos vivendo essa meta com a peregrinação da Cruz e do Ícone nas dioceses, que desafia a ação para novas posturas”, disse.
Os bispos regionais já estão levantando sugestões para traçar o caminho da ação evangelizadora dos jovens brasileiros após  a realização da Jornada Mundial.Um questionário deverá ser encaminhado para todas as dioceses  para dar continuidade  a pesquisa.

Metas

Além desse encontro, outras metas para 2013 planejadas pela Comissão Episcopal são:

  • Implementar o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil;
  • Aprofundar e vivenciar a Campanha da Fraternidade 2013;
  • Aprofundar o Documento 85 e o Documento Civilização do Amor;
  • Continuar acompanhando a organização do Setor Juventude na instância diocesana.
Fonte: Arquidiocese de Vitória

sábado, 1 de setembro de 2012

Paróquia São Francisco de Assis

Agenda de Setembro

Paz e bem queridos irmãos.

A Paróquia de São Francisco divulgou toda a programação do mês. Anote em sua agenda.

De 1 a 24 de Setembro.
Clique na imagem para ampliar

De 25 a 30 de Setembro.
Clique na imagem para ampliar