quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comunidade São Pedro recebe novo pároco

Neste último domingo (28) tivemos nossa primeira missa após a criação da nova paróquia, ocorrida no dia anterior  no bairro de Barcelona, Serra.
Demos as boas vindas ao nosso novo padre que conduziu toda a celebração com muita energia e trazendo novidades.

E as novidades começaram pela própria missa, que a partir de novembro ocorrerá todo domingo às 8 h (manhã) em nossa comunidade. Sendo assim, fique atento, pois a princípio não teremos mais as celebrações a noite. E após cada missa o nosso novo pároco, Pe. Jesimar, estará a disposição para quem quiser se confessar, por exemplo.

Outra grande novidade é a utilização da bíblia, e essa notícia foi recebida com grande entusiasmo pois segundo o próprio Pe. Jesimar - "católico precisa andar com a bíblia na mão". A experiência que foi muito bem sucedida na comunidade de Santa Rita, em Vila Velha, será implementada aqui na Comunidade de São Pedro. A bíblia recomendada pelo pároco será a AVE MARIA e para tanto serão realizadas cotações para aquisição de novas bíblias. Quem por ventura já encomendou a Liturgia Diária poderá solicitar a devolução do valor ou mesmo deixar como doação para os últimos serviços realizados do pedreiro. Informações com a coordenadora Dalza Darti 9238-5562.


domingo, 21 de outubro de 2012

Dia Nacional de Valorização da Família


No dia 21 de outubro, comemora-se pela primeira vez no País o Dia Nacional de Valorização da Família.  De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a data celebra a importância da família como instituição essencial para desenvolvimento humano.  
Em nota, a CNBB diz ,que a data é oportuna "para promover  a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos no exercício da família cidadã".
Publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 17 de maio de 2012, o Dia Nacional de Valorização da Família, será comemorado, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

A Arquidiocese de Vitória convida os fiéis a celebrarem a data recordando o valor da família em suas paróquias e comunidades.
Reflexão

Conheça alguns pensamentos que salientam a necessidade de refletir sobre o Dia Nacional de Valorização da Família:
“Família é o patrimônio da humanidade. Constitui um dos tesouros mais importantes”. (Bento XVI, 2007)
“Não há futuro para a humanidade sem a família”. (Bento XVI, 2012)
“A família é a unidade básica da sociedade humana e o primeiro lugar onde a fé e a cultura são apropriados”. (Bento XVI, 2012)
“A familiar é a primeira e insubstituível escola das virtudes sociais” (Bento XVI, 2012)
“O futuro da humanidade passa pela família” (João Paulo II, 1981)
 "Acreditar na família é construir o futuro". (João Paulo II, 2001)  

“A Família é a base da sociedade”. ( João Paulo II, 1998)
“Família, fonte de vida e construtora da paz” (João Paulo II, 1999)


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Arquidiocese firmou contrato de restauração do Convento São Francisco


Sob o alpendre do segundo monumento franciscano mais antigo do Brasil, o Convento de São Francisco, foi assinado na manhã de hoje (4), o contrato de parceria entre a Arquidiocese de Vitória e a Mineradora Vale para a restauração da fachada desse importante edifício histórico.
O projeto, financiado pela Mineradora por meio da Lei Rouanet, prevê o repasse R$400 mil para serem aplicados na recuperação do frontispício, na restauração da capela e na melhoria da acessibilidade aos portadores de deficiência física. Além disso, o projeto visa à recuperação das características originais do monumento, que foram alteradas em 1925, quando este passou a ser a sede do Orfanato Cristo Rei.
Para Antônio Carlos Cordeiro, representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no evento, a restauração é um importante passo no resgate cultural do Centro de Vitória. Opinião compartilhada por Luiz Soresini, coordenador de Relações Institucionais da  Vale. Ele ressaltou, que esta ação pretende valorizar a memória histórica e cultural do Estado.
Ponto evidenciado, também, na fala do Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. "Temos de dar passos para o futuro, mas sem deixar de valorizar o que foi construído" disse. O Arcebispo, ainda, salientou o valor simbólico da data em que foi assinado o contrato; dia de São Francisco de Assis, santo que dá nome ao Convento.
As obras de restauração começam na próxima segunda-feira , dia 8, e devem ser concluídas em seis meses. Segundo Diovani Favoreto,  da empresa de gestão cultural  Empório Capixaba, uma das responsáveis pela execução do projeto, a visitação ao convento não será afetada, podendo o público acompanhar todas as etapas da restauração.