quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Convite

A Paróquia São Francisco de Assis - Laranjeiras tem a honra de convida-lo para a Santa Missa de Posse dos Padres João Marcelo dos Santos e Júlio César Coelho no dia 04 de setembro de 2013 às 19h30min, que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Vitória Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.


Convidamos também para o dia 08 de setembro de 2013 às 19hs na Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida em Cobilândia a posse de Pe. Lucio Lameira Bravim, Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Rubens Sevilha.

Grito dos excluídos de 2013

O tema do Grito dos excluídos de 2013 foi definido na última semana, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.

O Grito é parte das atividades da 5ª Semana Social Brasileira que tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e constitui-se em uma mobilização sustentada em três objetivos:

  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.


Fonte: Site da CNBB

Aqui na Serra-ES, esse importante ato de manifestação pública de coragem e fé acontecerá conforme abaixo:

Data: 07 de setembro
Local: Bairro Feu Rosa e Vila Nova de Colares
Concentração: às 8h30min na Pracinha de Vila Nova de Colares

Lembrando aos participantes que é importante levar no dia protetor solar, bonés e garrafinha de água.

Pe. Anderson Gomes da Silva
Coordenador de Pastoral

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Santíssima Trindade

Estamos celebrando neste fim de semana a solenidade da Santíssima Trindade. Deus uno e Trino. Três pessoas, e um só Deus, de igual adoração e louvor. Eis a nossa amada fé. Celebrar esta bela solenidade,  é celebrar o poder misterioso de Deus que se revelou ao longo da história da Salvação. Que possamos reconhecer e viver em cada Pessoa da Santíssima Trindade o Amor do Pai, do Filho e do Espirito Santo. 

Que na Palavra, nas orações, na Igreja, possamos a cada dia vivenciar tão lindo mistério, e que sobretudo haja, entre nós, a exemplo da Trindade Santa, que revela uma perfeita comunhão,  uma unidade, comunhão entre nós, entre nossas comunidades em todos os eventos e na fé. Que possamos lutar para que tudo possa melhorar entre nós. Quem ama a Santíssima Trindade ama o céu, a missão, a unidade e o servir.  A Trindade Santa, o nosso louvor e nossa Adoração. Deus vos abençoe, e receba o amor do nosso Deus, Uno e Trino. Pe. Jesimar

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pastoral da Juventude de Vila Velha organiza evento

Arquidiocese de Vitória
A Pastoral da Juventude da área de Vila Velha está organizando para este domingo (26) um evento pré- Jornada, a partir das 14h no Pátio das Obras Passionistas, em Paul. Para participar, só é preciso vontade e animação!
O evento terá início com a oração do Ofício Divino da Juventude, seguida de show do Frei Florival, uma conversa sobre a Semana Missionária e a JMJ, show com a Banda Betina, e encerramento com a missa, às 19h.
Após a missa haverá um show com a Banda Adventus.
Não deixe de participar!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estudo da Liturgia da Área da Serra-Fundão

No próximo dia 18 de maio às 14 h em Carapina, será realizado o primeiro estudo da Liturgia da Área da Serra-Fundão nesse ano de 2013. O tema desse primeiro estudo será: Missal Romano, Ritos Iniciais. É como assessor, Pe. Renato Paganini.

Todos estão convidados, principalmente áqueles que integram a liturgia.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Papa pede anunciar “com sinceridade e coragem” a Ressurreição do Senhor

Papa Francisco.

Vaticano, 14 Abr. 13 / 03:56 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras prévias à oraçãp do Regina Coeli na Praça de São Pedro, o Papa Francisco exortou os fiéis a anunciarem “com sinceridade e coragem a Ressurreição do Senhor”.

O Santo Padre recordou que, tal como se narra no fragmento dos Atos dos Apóstolos que se lê hoje, “a primeira pregação dos Apóstolos em Jerusalém encheu a cidade da notícia que Jesus tinha verdadeiramente ressuscitado, segundo as Escrituras, e era o Messias anunciado pelos Profetas”.

“Os supremos sacerdotes e os chefes da cidade procuraram frear o nascimento da comunidade dos crentes em Cristo e encarceraram os Apóstolos, lhes ordenando de não ensinar mais em seu nome”.

Entretanto, recordou, “Pedro e os outros onze responderam: ‘há que obedecer a Deus antes que os homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus… o exaltou com seu poder fazendo-o Senhor e Salvador… Nós somos testemunhas destas coisas, nós e o Espírito Santo que Deus enviou aos que obedecem’”.

“Então mandaram açoitar os Apóstolos e lhes ordenaram novamente de não falar mais em nome de Jesus. E eles se foram ‘ditosos de terem sido considerados dignos de padecer pelo nome de Jesus’”.

O Papa perguntou “onde encontravam os primeiros discípulos a força para dar este testemunho? Não só: de onde lhes vinha a alegria e a coragem do anúncio, apesar dos obstáculos e as violências?”.

O Santo Padre recordou que os Apóstolos “eram pessoas simples, não eram escribas, doutores da lei, nem pertenciam à classe sacerdotal. Como puderam, com seus limites e obstaculizados pelas autoridades, encher Jerusalém com seus ensinos?”.

“É claro que somente a presença do Senhor Ressuscitado e a ação do Espírito Santo com eles podem explicar este fato”.

A fé dos Apóstolos, assinalou, “apoiava-se em uma experiência tão forte e pessoal de Jesus morto e ressuscitado, que não tinham medo de nada e de ninguém, é mais, viam as perseguições como um motivo de honra, que lhes permitia seguir os rastros do Jesus e de parecer-se com Ele, testemunhando-o com a vida”.

O Papa sublinhou que “esta história da primeira comunidade cristã nos diz uma coisa muito importante, que é válida para a Igreja de todos os tempos, também para nós: quando uma pessoa conhece verdadeiramente Jesus Cristo e acredita nele, experimenta sua presença na vida e a força da Ressurreição, e não pode não comunicar esta experiência”.

Se esta pessoa “encontrar incompreensões ou adversidades, comporta-se como Jesus em sua Paixão: responde com o amor e a força da vida”.

O Papa pediu aos fiéis que “peçamos a ajuda de Maria Santíssima para que a Igreja em todo mundo anuncie com sinceridade e coragem a Ressurreição do Senhor e dê testemunho válido com sinais de amor fraterno”.

“Rezemos em modo particular pelos cristãos que sofrem perseguição sintam a presença viva e confortante do Senhor Ressuscitado”, concluiu.

Fonte: Aci Digital

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Papa Francisco chama à humildade: "O triunfalismo não é cristão"


Vaticano, 12 Abr. 13 / 03:40 pm (ACI/EWTN Noticias).- Durante a Missa celebrada nesta manhã no Domus Santa Marta, o Papa Francisco recordou que o cristão deve manter-se sempre humilde e afastar-se da tentação do triunfalismo.

"Que o Senhor nos salve das fantasias triunfalistas, porque o triunfalismo não é cristão, não é do Senhor. O caminho do Senhor é o caminho de cada dia, na presença de Deus", afirmou.

Conforme informou a Rádio Vaticano, na cerimônia também participaram os membros da Livraria Editorial Vaticano, assim como os trabalhadores da farmácia e da perfumaria do Vaticano.

O Papa refletiu em sua homilia sobre as palavras de Gamaliel ao Sinédrio, nas que pede esperar para ver o que acontecerá com os seguidores de Jesus.

"Este é um conselho sábio também para nossa vida, porque o tempo é o mensageiro de Deus: Deus salva-nos através do tempo, não do momento. Às vezes realiza milagres, mas na vida comum, salva-nos no tempo", salva-nos "na história", na "história pessoal" de cada um.

O Papa recordou que o Senhor não se comporta "como uma fada com a varinha mágica, pelo contrário, Ele dá a graça e diz, como dizia a todos os que curava: ‘Vai, caminha’. Diz também a nós: ‘Caminha na tua vida, dá testemunho de tudo o que o Senhor faz conosco’".

Neste sentido, o Papa Francisco lamentou "uma grande tentação" que afeta a vida cristã: "a do triunfalismo. Uma tentação que também os apóstolos enfrentaram".

"Pedro a teve, quando afirma solenemente que não negará o seu Senhor. Ou o povo, depois de participar da multiplicação dos pães. O triunfalismo – prosseguiu – não pertence ao Senhor. Ele entrou no mundo humildemente. Viveu trinta anos, cresceu como um menino normal, trabalhou, e teve a prova da cruz. No final, ressuscitou".

"Portanto, o Senhor ensina que na vida nada é mágico, que o triunfalismo não é cristão. Porque a vida é feita de uma normalidade vivida com Cristo a cada dia".

"Esta é a graça que temos que pedir, a da perseverança. Ser perseverantes no caminho do Senhor, até o final, todos os dias", concluiu

Fonte: ACI DIGITAL

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio eleito como Sumo Pontífice e adota o nome de Francisco

VATICANO, 13 Mar. 13 / 05:23 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em uma noite fria e chuvosa em Roma, logo depois de que a “fumata bianca”, a fumaça branca, saiu da chaminé da capela Sistina, o mundo viu pela primeira vez o novo Papa. O escolhido pelos cardeais no segundo dia do conclave foi o cardeal Arcebispo de Buenos Aires Dom Jorge Mario Bergoglio, jesuíta de origem argentina e que adotou um nome sem precedentes na história do papado: Francisco I. Ele é o primeiro Papa membro da Companhia de Jesus e o primeiro latino-americano a assumir a Sé de Pedro. 

O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergloglio, 76 anos tornou-se hoje, 13 de março de 2013, o 265º sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco I.

O novo pontífice, Papa Francisco I, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936.
O Papa jesuíta formou-se como técnico químico, mas depois escolheu o sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.

Em seu país atuou como sacerdote e professor de teologia, foi consagrado bispo titular da Auca em 20 de maio de 1992, e um dos quatro bispos auxiliares de Buenos Aires e assumiu  o cargo de arcebispo da mesma em 28 de fevereiro de 1998.

Fonte: acidigital

terça-feira, 12 de março de 2013

Conclave terá início hoje


A oitava Congregação Geral do Colégio dos Cardeais, encerrada no final da tarde do dia 08/03, decidiu que o Conclave para a eleição do novo Pontífice terá início na terça-feira 12 de março de 2013.
Pela manhã, na Basílica de São Pedro, será celebrada a Missa ‘pro eligendo Pontifice’ e na parte da tarde a entrada dos Cardeais no Conclave.
Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 6 de março de 2013

Oficina de Oração e Vida

Começa amanhã (07) a Oficina de Oração. Venha aprender a orar, meditar e ter maior intimidade com Deus.
A Oficina começará às 19 h na Comunidade São Pedro.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Calendário de Batismo

Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. Mateus 3:13

Estão abertas as inscrições para o batismo de crianças menores de 15 anos de idade na Comunidade São Pedro. Veja mais detalhes abaixo:

Clique na imagem pra ampliar

No ato da inscrição os pais deverão apresentar:

  • Certidão de nascimento da criança (cópia);
  • Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
  • Nome completo dos padrinho:
    • O padrinho ou madrinha deve ser maior de 16 anos, já ter recebido os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) e não pode estar em situação irregular diante da Igreja (um casal sem sacramento religioso ou 2ª união)
  • Os pais e padrinhos que moram em outra paróquia deverão apresentar a transferência assinada pelo pároco da paróquia de origem;
  • As inscrições serão realizadas na Igreja aos domingos após a missa das 9 h às 10 h;
  • Horário das preparações: sábados das 14 h às 17 h.
  • Contato 9902-2986 (D. Renê)
Obs: já estão disponíveis para retirada o batistério do último Batismo realizado em 15/12/2012. Procurar a D. Renê.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Conclave poderá começar antes da metade de março


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou no último domingo, dia 17, que não está descartada a possibilidade de antecipar o Conclave.
De acordo com Padre Federico, o Conclave poderia ter início, se todos os cardeais já tiverem chegado ao Vaticano, antes do anunciado 15-20 de março; prazo este sucessivo ao início da sé vacante, estabelecido no caso de morte de um Pontífice. "Na Constituição se diz entre 15 e 20 dias, porém o prazo 'é de espera', ou seja, para dar àqueles que precisassem, o tempo necessário para chegar ao Vaticano. Na eventualidade de os cardeais estarem todos aqui, se poderia interpretar a Constituição de modo diferente."
E referindo-se aos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, Pe. Lombardi acrescentou: "Já se tem a confirmação de 35 mil pessoas para a audiência geral do dia 27 e, naturalmente, a cifra aumentará. Os fiéis e as autoridades poderão saudar o Santo Padre nesta última ocasião de presença pública do Pontífice. Já no dia 28, por sua vez, como dissemos, haverá o encontro com o Colégio cardinalício e a partida na parte da tarde para Castel Gandolfo, aonde o Papa chegará de helicóptero.
Perguntado sobre a renúncia do Papa e sobre a nota editorial para a Rádio Vaticano em que o próprio Pe. Lombardi falou de "ato de governo do Santo Padre", especificou: "Porque se coloca numa perspectiva, como ele disse repetidamente, em que a Igreja segue adiante, em que a Igreja tem as suas energias. O Papa olha para a eleição de um sucessor que tenha – como ele disse - vigor no corpo e no ânimo, e uma personalidade que possa enfrentar os desafios do nosso tempo no modo adequado, o que ele sentia mais difícil com o passar do tempo e com o diminuir das forças."

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Via Sacra


Paz e bem irmãos. Hoje haverá Via-sacra em nossa comunidade, às 19:30 horas. A sua participação é muito importante para relembrarmos todos os momentos que nosso Jesus Cristo percorreu para nos dar a nossa Salvação e para melhor refletirmos nesse momento de quaresma que nossa Igreja nos proporciona.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Arcebispo de Vitória pede oração

Papa Bento XVI anuncia sPapa Bento XVI anuncia sua renúncia.ua renúncia

O Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela fala sobre o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI:
"Convoco os queridos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados, leigos e leigas e toda a Igreja de  Vitória para que em nossas orações cotidianas incluamos nossa intenção pelo Santo Padre o Papa Bento XVI que acaba de anunciar que renunciará ao ministério petrino no dia 28 de fevereiro. É tempo de oração, de súplica ao Senhor, nosso Deus para que nos envie um novo Sumo Pontífice sábio, santo para este tempo de mudança que muito nos preocupa. Nós cremos na ação santificadora e orientadora do Divino Espírito Santo. Que Nossa Senhora da Vitória, a Senhora das Alegrias, Virgem da Penha nos auxilie nesta súplica da Igreja para que tudo concorra para a maior glória de Deus. Ofereçamos o jejum da quarta-feira de cinzas nesta intenção. Deus abençoe a todos".
Leia abaixo o texto do Papa ao anunciar a renúncia:
“Caríssimos Irmãos, convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer de ânimo; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".
Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI
Eleição
Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, será realizado um conclave (reunião de cardeais para escolher o novo Papa) em 15 a 20 dias após a renúncia. "Temos de ter um novo Papa na Páscoa”, afirmou.



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Calendário Pastoral 2013

O calendário de atividades pastorais 2013 já está disponível para consulta e download em nosso blog. Clique aqui e obtenha o calendário completo. Importante lembrar que ele estará disponível durante todo o ano em nossa página (coluna do lado direito).




Agenda 2013

Programação e horários de nossa Paróquia.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.