domingo, 8 de julho de 2012

Comunidades Eclesiais de Base - CEB


CEB é uma comunidade que se organiza sob a orientação de leigos, religiosos e padres, que tem necessidades comuns, que tem o sentido de Igreja, que vive a alegria, que partilha, que reza e celebra, que busca um ideal, que já despertou o sentido de se organizar, que reflete à luz da Palavra de Deus, que faz todos se sentirem gente, que acolhe com fraternidade, que tem uma ligação comprometida com a Paróquia, a Diocese , e o regional.

As Comunidades Eclesiais de Base consituem hoje, em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja e, por motivos diversos, vai despertando o interesse de outros setores da sociedade.


Células vivas da Igreja, as CEB's, em seu conjunto, têm se constituído num fermento de espírito e de vida comunitária nas várias esferas da vida eclesial. Têm colaborado poderosamente na renovação das paróquias e dos vários processos pastorais, no sentido de uma crescente comunhão e participação. Em muitas partes, a pastoral de grupos se liga às CEB's como etapa preparatória de sua configuração. A pastoral vocacional e os novos ministérios recebem das CEB's um novo impulso e um campo muito concreto de desenvolvimento.


Como Igreja, a CEB é sinal e instrumento do Reino, é aquela pequena porção do povo onde a palavra de Deus é explicitamente acolhida e celebrada nos sacramentos, sinais de fé sobretudo na Eucaristia.


fonte: "As comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil" - CNBB - 1982
site: Trem das CEBs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário.