quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Intrépido pastor, a serviço dos mais desfavorecidos"


O mais antigo cardeal da Igreja Católica.
No fim da noite de ontem, a Arquidiocese do Rio veio à público para informar o falecimento do mais antigo cardeal da Igreja Católica, Dom Eugênio de Araújo Sales.

Com 91 anos de idade, e mais de 69 de sacerdócio, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro deixa um enorme legado, sobretudo social. Destacando-se na luta em defesa dos perseguidos políticos.

“Ele era um homem de Deus e serviu a Jesus Cristo. Sempre esteve presente nos momentos importantes do Brasil, principalmente na questão dos refugiados e na defesa dos perseguidos e teve presença marcante na Igreja do Brasil e do Vaticano. Trabalhou em educação de base e na evangelização nas arquidioceses do Rio, Natal e Bahia." Destaca dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. "Ele foi alguém que sem dúvida soube viver dando continuidade aos ensinamentos.” acrescenta.

Para Bento VXI, dom Eugênio era um "Intrépido pastor, a serviço dos mais desfavorecidos". Afirmação que ressalta o seu lema episcopal; o “impendam et superimpendar” (2Cor 12,15: “De muita boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”).

O velório de dom Eugênio, aconteceu na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio.   O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a missa exequial seguida do sepultamento na cripta da mesma Catedral nesta quarta-feira (11) às 15h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário.